Revocação e Precisão

1

29 de abril de 2014 por Grazi

Matéria batida, mas sempre confusa…

E sempre cai algo relacionado a esse assunto nos concursos de biblio.

Basicamente, segundo o Lancaster (2004):

REVOCAÇÃO -> é a capacidade de recuperar documentos úteis, ou seja, o que se obtém de uma busca, ou seja, TUDO, no entanto… nem tudo que é recuperado é relevante.

PRECISÃO -> é a capacidade de evitar documentos inúteis, ou seja, serão recuperados documentos relevantes.

Tendo em vista isso, vamos analisar a questão abaixo da prova da UFRGS de 2010 realizada pela FAURGS.

 

35) Os elementos essenciais para planejamento de um tesauro devem basear-se em uma linguagem de Indexação constituída por (1) artifícios de revocação e (2) artifícios de precisão.
Numere a coluna  abaixo  classificando  os  artifícios conforme a Indicação acima.

(   ) Inclui o vocabulário de entrada.
(   ) Inclui a especificidade da linguagem de indexação.
(   ) Inclui a coordenação.
(   ) Inclui o controle de sinônimos e quase sinônimos.
(   ) Inclui as relações estruturais, grupamentos, relações hierárquicas e não hierárquicas.

Assinale a sequêncla correta  de  preenchimento  dos parênteses,de cima para baixo.

(A) 2-1-1-1-2
(B) 1-1-2-1-2
(C) 1-2-2-2-1
(D) 2-2-1-1-1
(E) 1-2-2-1-1

Resposta: E

Questão comentada:

(1) O vocabulário de entrada é um artíficio de revocação, pois nele temos os descritores e não descritores fazendo com que o resultado da busca contemple ambos e não apenas o resultado preciso que é o descritor, ou termo autorizado, utilizado no tesauro.

(2) A especificidade é relacionada a precisão, ou seja, a relevância / qualidade na recuperação da informação.

(2) Se pensarmos que o tesauro é pós-coordenado, ou seja, combina os termos para recuperação da informação apenas no momento da busca, pode-se entender que ao se fazer isso é possível refinar melhor a busca e ser mais preciso. Por isso é um arifício de precisão.

(1) Sinônimos e não-sinônimos são não-descritores, dessa forma, estariam, no que podemos chamar, de um segundo plano da busca, e podem buscar documentos que não são realmente relevantes na pesquisa.

(1) Ao incluir todos os tipos de relações e grupamentos estará se utilizando do artifício de revocação, pois serão buscados todos os documentos úteis, mas não necessariamente relevantes.

 

Comentários pessoais:

Quando eu fiz essa prova eu errei essa questão, pois realmente achei bem difícil, é uma questão para ser lida atentamente e os conceitos de tesauros, revocação, precisão, especificidade, coordenação devem estar bem fixados no conhecimento. Na época eu marquei a questão C, pois confundi a questão dos sinônimos com os descritores… Muito fácil de se atrapalhar…

Algumas referência para lembrar:

Tesauros são sistemas que representam o assunto de documentos em áreas específicas do conhecimento, através de descritores. (SILVEIRA, 2009?)

Os tesauros são formados por uma base léxica (descritores e não descritores) estruturada em relações conceituais dos tipos hierárquicas (termos genéricos e específicos), não hierárquicas (associativas – termos relacionados) e de equivalência (não-descritores – sinônimos ou quase-sinônimos) (BOCCATO, 2008).

Um pensamento sobre “Revocação e Precisão

  1. Adriana disse:

    Realmente uma questão difícil. Gostei muito da sua análise. Parabéns pelo blog.

Deixe um comentário